MBA em Inteligência de Mercado

Objetivos

O ambiente competitivo aumenta a necessidade de antecipar os movimentos dos concorrentes, de compreender as necessidades dos clientes, de desenvolver inteligência sobre os movimentos financeiros e econômicos, além de engajar, preparar e apontar a direção para que os colaboradores alcancem os resultados esperados. É preciso, portanto, desenvolver um complexo arcabouço de informações visando à tomada de decisão. Este curso visa capacitar os alunos a tomar decisões em ambientes de alta competitividade, com o uso de modernas ferramentas nas diversas disciplinas abordadas. Desenvolver uma visão crítica do processo de Inteligência transferindo conhecimentos inter-relacionados e com isso expandindo as possibilidades de compreensão das soluções para os problemas complexos de gestão.

Informações importantes

  • Data de início

    07/06/2019

  • Modalidade

    Presencial

  • Carga horária

    440 horas

  • Inscrições

    De 20/11/2017
    Até 07/06/2019

  • Turnos

    Quartas e Quintas-feiras, das 18h30 às 22h30.

Público-Alvo

Profissionais da área de pesquisa e inteligência de mercado que buscam reciclagem e especialização. Analistas, planejadores e estrategistas de mercado, gestores de comunicação e relacionamento com o consumidor e demais profissionais que queiram se aprofundar na área de Inteligência de Mercado.

Tópicos de Abordagem

Fundamentos da Inteligência I 
• O papel da inteligência como agregador de valor na organização
• Arquiteturas organizacionais de inteligência 
• Construção das diretrizes estratégicas de IM: missão, visão e valores
• Ciclo e processo de inteligência 
• Aplicando o Balanced Scorecard para definir objetivos estratégicos 

Fundamentos da Inteligência II 
• Construção do Mapa Estratégico da área de inteligência
• Indicadores internos para gestão de performance e mensuração dos resultados de IM
• Planejamento e identificação das necessidades - KITs e KIQs
• Priorização de KITs
• Fundamentos da Pesquisa de Mercado ( tipos, natureza, concepção e etc)

Coleta de Informações I 
• O processo de coleta de informações
• Classificação, avaliação e qualificação de dados
• Fontes internas e externas
• Técnicas avançadas de coleta
• Elicitação
• Coleta de informações através de feiras e eventos
• Sistema de Sinais de Alerta
• Criação de redes de coleta
• Comportamento e ética no processo de coleta

Pesquisa Qualitativa aplicada à Inteligência
• Métodos de Pesquisa Qualitativa
• Focus Group
• U&A - Hábitos e Atitudes
• Entrevistas em Profundidade
• Técnicas Projetivas
• Métodos de análise de dados qualitativos

Pesquisa Quantitativa aplicada à Inteligência 

• Processo de pesquisa, amostragem e escala
• Análise de resultados: Estatística descritiva, inferências e testes de hipóteses
• Satisfação e Lealdade: Net Promoter Score – NPS
• Importância derivada/declarada
• Testes de produto – Conjoint
• Sensibilidade de preço: PSM e Gabor-Granger
• Projeções de vendas: Delphi, média móvel, suavização exponencial e regressão

Ferramentas Estratégicas de Inteligência I

• Segmentação e análise da carteira de clientes
• Análise SWOT aplicada à Inteligência
• Win-loss
• Valor Percebido
• Análise de portfólio de produtos: Matriz BCG e GE/Mckynsey

Ferramentas Estratégicas de Inteligência II

• Análise Setorial e Forças de Mercado
• Análise de concorrência e mercado: War Game
• Customer Lifetime Value – CLV
• Competição Baseada em Recursos VRIO e Capacidades Dinâmicas
• Geomarketing

Ferramentas Estratégicas de Inteligência III 
• Competição Baseada em Recursos VRIO e Capacidades Dinâmicas
• Four Corners
• Modelo e plataforma de negócios
• Matriz Kraljic e Matriz de Percepção do Cliente
• Identificação e análise do público-alvo: PNL (Programação Neurolinguística) e Sistema de Representação

Ferramentas Estratégicas de Inteligência IV

• Aplicação de EREC e otimização da estratégia
• Big Data e Analytics
• Utilizando Canvas para desenvolver opções estratégicas
• Oceano Azul aplicado ao negócio

Gestão Econômica e Financeira Aplicada à inteligência
• Fundamentos da Matemática financeira
• Análise de viabilidade de projetos de IM: ROI, Payback e etc.
• Análise de balanços e indicadores próprios e da concorrência
• Análise do Demonstrativo de Resultados (DRE) próprios e da concorrência.

Implantação da Inteligência de Mercado

• Metodologia ágil para gestão dos projetos de IM
• Gestão de equipes: Análise da Janela de Johari, inteligência emocional, gestão de conflitos e feedback
• Comportamentos, habilidades e perfis psicológicos
• Design da estratégia: Desenvolvimento e priorização de iniciativas de ação
• Execução de estratégia via design thinking

Laboratório de Inteligência de Mercado
• Análises e práticas de Inteligência 

Comunicação e Disseminação da Inteligência
• Análise do objetivo e adequação de formato e frequência da comunicação de IM
• Elaboração da mensagem: construção de conteúdo, estratégia de discurso e técnicas de linguagem
• Storytelling
• Canais e formatos de disseminação
• Técnicas de apresentação e oratória


Docentes

  • A Confirmar

Investimento

Valor do Curso

R$ 14.648,00

Parcelamento (selecione)

  • 18x
    • R$ 814,00 (sem juros)
  • 24x
    • R$ 644,00
  • 30x
    • R$ 534,00
+ taxa de inscrição R$ 100,00
Desconto de 10% para pagamento à vista. Desconto de 20% para egresso FSG.

Documentação necessária

Diploma de Graduação e Histórico Acadêmico (originais ou cópias autenticadas);
RG;
CPF;
Comprovante de Residência;
Certidão de Nascimento ou Casamento (original ou cópia).

Coordenação

Me.Rafael Rosa Zeni

Mais Informações

vendas@fsg.br | (54) 2101.6051

Tenho interesse