MBA em Inteligência de Mercado

Objetivos

O ambiente competitivo aumenta a necessidade de antecipar os movimentos dos concorrentes, de compreender as necessidades dos clientes, de desenvolver inteligência sobre os movimentos financeiros e econômicos, além de engajar, preparar e apontar a direção para que os colaboradores alcancem os resultados esperados. É preciso, portanto, desenvolver um complexo arcabouço de informações visando à tomada de decisão. Este curso visa capacitar os alunos a tomar decisões em ambientes de alta competitividade, com o uso de modernas ferramentas nas diversas disciplinas abordadas. Desenvolver uma visão crítica do processo de Inteligência transferindo conhecimentos inter-relacionados e com isso expandindo as possibilidades de compreensão das soluções para os problemas complexos de gestão.

Informações importantes

  • Data de início

    11/04/2018

  • Modalidade

    Presencial

  • Carga horária

    440 horas

  • Inscrições

    De 13/11/2017
    Até 10/04/2018

  • Turnos

    Quartas e Quintas-feiras, das 18h30 às 22h30.

Público-Alvo

Profissionais da área de pesquisa e inteligência de mercado que buscam reciclagem e especialização. Analistas, planejadores e estrategistas de mercado, gestores de comunicação e relacionamento com o consumidor e demais profissionais que queiram se aprofundar na área de Inteligência de Mercado.

Tópicos de Abordagem

Fundamentos da Inteligência I 

• O papel da inteligência como agregador de valor na organização

• Arquiteturas organizacionais de inteligência 

• Construção das diretrizes estratégicas de IM: missão, visão e valores

• Ciclo e processo de inteligência 

• Aplicando o Balanced Scorecard para definir objetivos estratégicos 


Fundamentos da Inteligência II 

• Construção do Mapa Estratégico da área de inteligência

• Indicadores internos para gestão de performance e mensuração dos resultados de IM

• Planejamento e identificação das necessidades - KITs e KIQs

• Priorização de KITs

• Fundamentos da Pesquisa de Mercado ( tipos, natureza, concepção e etc)


Coleta de Informações I 

• O processo de coleta de informações

• Classificação, avaliação e qualificação de dados

• Fontes internas e externas

• Técnicas avançadas de coleta

• Elicitação

• Coleta de informações através de feiras e eventos

• Sistema de Sinais de Alerta

• Criação de redes de coleta

• Comportamento e ética no processo de coleta


Pesquisa Qualitativa aplicada à Inteligência

• Métodos de Pesquisa Qualitativa

• Focus Group

• U&A - Hábitos e Atitudes

• Entrevistas em Profundidade

• Técnicas Projetivas

• Métodos de análise de dados qualitativos


Pesquisa Quantitativa aplicada à Inteligência 

• Processo de pesquisa, amostragem e escala

• Análise de resultados: Estatística descritiva, inferências e testes de hipóteses

• Satisfação e Lealdade: Net Promoter Score – NPS

• Importância derivada/declarada

• Testes de produto – Conjoint

• Sensibilidade de preço: PSM e Gabor-Granger

• Projeções de vendas: Delphi, média móvel, suavização exponencial e regressão


Ferramentas Estratégicas de Inteligência I

• Segmentação e análise da carteira de clientes

• Análise SWOT aplicada à Inteligência

• Win-loss

• Valor Percebido

• Análise de portfólio de produtos: Matriz BCG e GE/Mckynsey


Ferramentas Estratégicas de Inteligência II

• Análise Setorial e Forças de Mercado

• Análise de concorrência e mercado: War Game

• Customer Lifetime Value – CLV

• Competição Baseada em Recursos VRIO e Capacidades Dinâmicas

• Geomarketing


Ferramentas Estratégicas de Inteligência III 

• Competição Baseada em Recursos VRIO e Capacidades Dinâmicas

• Four Corners

• Modelo e plataforma de negócios

• Matriz Kraljic e Matriz de Percepção do Cliente

• Identificação e análise do público-alvo: PNL (Programação Neurolinguística) e Sistema de Representação


Ferramentas Estratégicas de Inteligência IV

• Aplicação de EREC e otimização da estratégia

• Big Data e Analytics

• Utilizando Canvas para desenvolver opções estratégicas

• Oceano Azul aplicado ao negócio


Gestão Econômica e Financeira Aplicada à inteligência

• Fundamentos da Matemática financeira

• Análise de viabilidade de projetos de IM: ROI, Payback e etc.

• Análise de balanços e indicadores próprios e da concorrência

• Análise do Demonstrativo de Resultados (DRE) próprios e da concorrência.


Implantação da Inteligência de Mercado

• Metodologia ágil para gestão dos projetos de IM

• Gestão de equipes: Análise da Janela de Johari, inteligência emocional, gestão de conflitos e feedback

• Comportamentos, habilidades e perfis psicológicos

• Design da estratégia: Desenvolvimento e priorização de iniciativas de ação

• Execução de estratégia via design thinking


Laboratório de Inteligência de Mercado

• Análises e práticas de Inteligência 


Comunicação e Disseminação da Inteligência

• Análise do objetivo e adequação de formato e frequência da comunicação de IM

• Elaboração da mensagem: construção de conteúdo, estratégia de discurso e técnicas de linguagem

• Storytelling

• Canais e formatos de disseminação

• Técnicas de apresentação e oratória


Investimento

Valor do Curso

R$ 13.950,00

Parcelamento (selecione)

  • 18x
    • R$ 775,00 (sem juros)
  • 24x
    • R$ 613,00
  • 30x
    • R$ 509,00
+ taxa de inscrição R$ 100,00
Desconto de 10% para pagamento à vista. Desconto de 10% para egresso FSG.

Documentação necessária

Diploma de Graduação e Histórico Acadêmico (originais ou cópias autenticadas);
RG;
CPF;
Comprovante de Residência;
Certidão de Nascimento ou Casamento (original ou cópia).

Coordenação

Me.Rafael Rosa Zeni

Mais Informações

vendas@fsg.br | (54) 2101.6051

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